terça-feira, 28 de novembro de 2017


Palavras de Rua

Sinopse

            João saiu de casa ainda adolescente. Fugiu sem se despedir e sem muita coisa na mochila. Deixou para trás suas poucas lembranças, mas levou as marcas do passado e dos golpes que ainda doíam. Partiu sem rumo ou direção. Seguiu por ruas e estradas desconhecidas, até que seu corpo ficou exausto e teve que parar. Ali dormiu olhando as estrelas em cama de concreto e cobertor de papelão. Acordou outro alguém; morador de rua, sem história, marginal. Tornou-se invisível. Passou a estender a mão e pedir moedas, mas recebeu em troca chicletes mastigados e olhares de desprezo. Porém, entre rostos desconhecidos e olhares vazios, ele também encontrou a bondade e abrigo daqueles que nada tem.


História por trás da historia

A história deste livro é tão linda quanto o próprio livro, Felipe Saraiça é uma pessoa incrível (nunca falei com ele pessoalmente, mas o que ele mostra na nota final demonstra isso) ele faz parte de vários projetos de caridade, desde ler para crianças em comunidades até escrever um blog sobre pessoas de rua e uma delas foi a inspiração para esse livro, uma mulher chamada Maria, que possuía uma alegria contagiante, principalmente após ganhar um livro do próprio Felipe, e não queria contar sua história.

Essa realidade infelizmente é muito alta no Brasil em 2007 estimasse que havia 30 mil pessoas morando nas ruas, causado por diversos fatores. A exclusão social, indiferença, preconceito e violência apenas piora a vida dessas pessoas, apesar de haver ONGs, grupos religiosos e abrigos temporários não são o suficiente para toda a população e o estado não faz nada para ajudar.

Minha opinião

Com relação a edição é muito linda e a diagramação é ótima, na entrega dá para perceber o carinho da editora ao mandar para o leitor fora que veio com vários marcadores bem fofos. Esse livro foi o primeiro que comprei deles e com certeza vou comprar mais livros com a Pendragon.

Já o livro não sei o que falar para passar o quanto amei, a história, o plot twist (que final encantador), os personagens, tudo simplesmente lindo, João por mais que a vida seja injusta com ele, sempre da a volta por cima e é muito gentil, a maioria dos capítulos eu terminava com um sorriso no rosto e o fim me deu aquela sensação de quentinho no coração.

Ele mostra muito a realidade de um morador de rua e como são vistos pela sociedade (preconceito), é um tapa na cara para qualquer leitor, mas também mostra que possui muita gente disposta a ajudar, mostra que tem pessoas que realmente são ruins e mal caráter, mas que elas foram criadas através das nossas atitudes e outros que apesar dessas atitudes vão tentar provar que são diferentes e boas só precisam de uma chance,  já é um dos meus favoritos, mudou minha visão de mundo e vai mudar de muita gente. Espero que muita gente leia, essa historia é necessária.

Referência: Notas do autor e artigo do Brasil escola sobre moradores de rua (brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-situacao-rua.htm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário